Nos últimos anos, a maior parte das obras realizadas pelas gestões de Simão Durando e Miguel Coelho está nos bairros e no chamado interior de Petrolina. Em sete anos e meio, foram promovidas centenas de pavimentações, reformas de escolas, creches, feiras, praças, quadras, adutoras, poços, postos de saúde, rotatórias, ciclovias entre outras intervenções voltadas para melhorar a qualidade de vida de áreas descentralizadas do município sertanejo.
Grandes obras como a duplicação da BR-428, a execução da BR-407, a construção do viaduto e duplicação da Avenida Sete de Setembro, são exemplos claros de obras que beneficiam diretamente a população dos bairros. O maior volume de ações é relacionado à pavimentação. Comunidades como São Gonçalo e João de Deus, por exemplo, foram contempladas com 48 ruas, cada. Na educação, o destaque vai para a entrega de diversas escolas em Tempo Integral, como a do bairro Antonio Cassimiro, a maior do município.
Na zona rural, o governo municipal entregou creches, quadras, pavimentações, adutoras, poços e abriu postos de saúde. Uma das principais obras de abastecimento do município está em andamento no KM-25, Projeto Maria Tereza. Tanto o Sequeiro, quando os perímetros irrigados e a região ribeirinha ainda foram contempladas com obras do programa Mais Luz, garantindo maior segurança para essas localidades.
Na área de lazer, a principal obra em andamento foi direcionada para uma das regiões mais populosas de Petrolina. O Parque do Povo vai beneficiar as comunidades do José e Maria, Vila Eulália, Antônio Cassimiro, Mandacaru entre outros. O local em que está sendo erguido o equipamento para a prática de esporte e lazer, por décadas, funcionou um lixão. Outro marco para a cidade é a implementação da Orla III que vai impulsionar o desenvolvimento de bairros como a Cohab VI, Jardim Guararapes e Rio Corrente – na zona oeste da cidade.
De acordo com o prefeito Simão Durando, a escolha por concentrar investimentos nas periferias reflete uma mudança na política pública da cidade com foco em atender demandas históricas de bairros que, por muito tempo, foram negligenciados. “Alguns ainda falam que o trabalho acontece no Centro, mas é o contrário. Hoje, mais de 90% do que fazemos está nos bairros ou no interior. O Parque do Povo seria no Centro na ideia original, mas decidimos levar para o José e Maria. As maiores escolas em tempo integral foram inauguradas recentemente também nos bairros. Além disso, fizemos um grande trabalho de pavimentação. O São Gonçalo e o Alto da Boa Vista está quase todo asfaltado e vamos fazer muito mais. Por muitos anos, os bairros e a zona rural foram acumulando problemas de infraestrutura precária, com falta de asfalto e equipamentos públicos. Ainda falta muita coisa, mas a população sabe que é o nosso grupo quem realmente busca corrigir essas deficiências e proporcionar dignidade aos moradores”, afirmou.
As intervenções nas periferias não se limitam apenas a obras físicas. A gestão, que iniciou com o ex-prefeito Miguel Coelho e seguiu com Simão, também tem implementado projetos sociais paralelos, como programas de inclusão digital, regularização fundiária e ações voltadas para a saúde e social, como o Bora Petrolina, uma feira de serviços dentro das comunidades. De acordo com Simão, essas medidas visam atender de forma mais direta os moradores locais, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal.
Mais investimentos
Apesar dos avanços, Simão garantiu que para os próximos anos, a administração continuará, ainda mais, comprometida com os investimentos nas periferias. “Nosso compromisso é com toda a cidade, mas entendemos que as áreas que mais precisam devem ser prioridade. Com essas ações, a gente espera não apenas melhorar a infraestrutura das periferias, mas também promover uma cidade mais justa e igualitária, onde todos os cidadãos tenham acesso aos mesmos serviços e oportunidades”, ressaltou.