O Dia da Infância, comemorado neste sábado, 24 de agosto, é uma data que visa promover a reflexão sobre a importância das crianças na sociedade e a necessidade de garantir seus direitos.
Este dia é uma oportunidade para instituições, pais, educadores e a sociedade em geral se unirem em prol da criança, garantindo e assegurando o bem-estar infantil.
Prefeito de Petrolina por duas vezes, de 2008 a 2016, o médico Julio Lóssio sempre promoveu ações que tinham como objetivo principal a valorização da infância.
Durante sua gestão, Julio Lóssio criou o maior programa de Educação Infantil do Brasil, “O Nova Semente”, e durante todos os mandatos obteve o selo da Fundação Abrinq.
O Nova Semente teve início em outubro de 2019 e tinha como objetivo principal, reduzir a mortalidade infantil, além de incentivar a alfabetização das crianças.
O programa viabilizava também a construção de novas creches em bairros de Petrolina através de uma parceria com a comunidade e funcionava da seguinte forma: A prefeitura arcava com as despesas de aluguel no bairro onde a creche iria funcionar e disponibilizava a equipe de profissionais que iam trabalhar no local.
Nas creches do Nova Semente, as crianças assistidas ficavam em tempo integral com 12 horas diárias, durante a semana, recebendo cinco refeições, além de acompanhamento médico, assistência social e, ainda, a prática de esportes e lazer.
Na época, quase 200 unidades funcionavam distribuídas em vários bairros da cidade. Porém, logo no início da gestão seguinte, a maioria das creches foi fechada, e, atualmente, Petrolina conta com pouco mais de 40 unidades.
Dr. Julio lamenta o fechamento das creches e reforçou a necessidade dos poderes públicos promoverem ações que assegurem o direito das crianças.
“É dever do gestor cuidar e proteger as nossas crianças, assegurando que elas tenham a oportunidade de crescer em um ambiente saudável e seguro. E essa era a proposta do Nova Semente. A gente conseguia proporcionar um local seguro para as crianças, enquanto seus pais saíam para o trabalho. Isso tudo aliado ao acompanhamento médico, assistência social e de práticas esportivas e de lazer. E é uma tristeza que a realidade hoje seja completamente diferente da que conseguimos fazer em nossa gestão”, lamentou.
Julio Lóssio garantiu que vai retomar o Nova Semente e ampliar ainda mais o programa.
“Vamos fazer o que a gente sabe fazer, que é cuidar das pessoas. E as crianças são uma das prioridades em nosso governo. Vamos retomar o Nova Semente e assegurar que as crianças de Petrolina tenham aprendizagem de maneira ativa, através de um processo dinâmico e interativo. Vamos ampliar o programa e oferecer diferentes dinâmicas e estratégias de ensino, valorizando a infância, assegurando que elas tenham a oportunidade de crescer em um ambiente saudável e seguro e dessa forma, investindo no futuro deles”, finalizou.