Orocó, no Vale do São Francisco Pernambucano, e Juazeiro no lado Bahiano, vivem uma experiência muito parecida, em cada cidade um ex-prefeito lançou sua pré-candidatura a prefeito, mesmo tendo pendências com a justiça eleitoral e Tribunal de contas.

No caso de Orocó, o ex-prefeito Dedi insiste em lançar seu nome como pré-candidato a prefeito do grupo governista, mesmo tendo contas rejeitadas pela câmara de Vereadores em estágio irrecorrível, por lá se comenta que o pré-candidato a vice-prefeito Didi Amando já anda nas ruas com ares de que pode ser o ungido do grupo, porém a maior probabilidade é que quando a justiça barrar a candidatura de Dedi Crateú, seja lançada sua esposa Neure de Dedi como substituta.

Já em Juazeiro da Bahia, o ex-prefeito Isaac Carvalho é quem tem insistido em brigar judicialmente para tentar ser candidato, por lá Isaac tentaria concorrer pela oposição, contra a reeleição da Prefeita Suzana Ramos. Contudo, o mesmo tem sofrido recorrentes derrotas na justiça, o que impedirá sua candidatura, e ainda é uma incógnita quem poderá ser o nome que representará o grupo do ex-prefeito na disputa eleitoral de 2024.