A brasileira de 17 anos, Millena Xavier Martins, pesquisadora de IA, ativista social e estudante do ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, foi incluída na lista dos 50 finalistas do Global Student Prize 2024, também conhecido como Nobel Estudantil. O prêmio anual de US$ 100.000 será concedido a um estudante que tenha causado um impacto real no aprendizado, na vida de seus colegas e na sociedade em geral. A mineira foi selecionada entre mais de 11.000 indicações e inscrições de 176 países.
“É preciso ultrapassar os limites acadêmicos que o sistema brasileiro impõe”, afirma Millena, que entrou pra lista da Forbes como uma das mais jovens prodígios do Brasil na categoria Ciência e Educação, já que ela fundou a maior ONG Olímpica do Brasil, Prep Olimpíadas e criou diversos projetos na área de Inteligência Artificial.
Inspirada pelo fato de sua mãe lecionar em localidades carentes, Millena iniciou sua jornada para capacitar sua comunidade por meio da educação. Aos 10 anos, ela entrou para a escola da mãe, mudando-se mais tarde 216 quilômetros para frequentar uma escola de primeira linha e criar a Autinosis, uma ferramenta de triagem de autismo por meio da IA. Aos 14, fundou a Prep Olimpíadas, impactando mais de 100.000 alunos e tornando-se a latina mais jovem no conselho da International Research Olympiad. O aplicativo também conta com o Prep AI, que responde dúvidas de estudantes e ensina história e matemática.
Homenageada como Forbes Under 30, ela representou o Brasil na Olimpíada Internacional de IA. As iniciativas de Millena, incluindo aulas gratuitas para crianças em comunidades e a Olimpíada Brasileira da Afrodiversidade, demonstram sua resiliência e dedicação à mudança social.
Sobre o Prêmio
A Chegg.org fez uma parceria com a Varkey Foundation para lançar o Global Student Prize anual em 2021, um prêmio irmão do Global Teacher Prize de US$ 1 milhão. A intenção era criar uma nova e poderosa plataforma que destacasse os esforços de alunos em todos os lugares que, juntos, estão reformulando nosso mundo para melhor. O prêmio está aberto a todos os alunos com pelo menos 16 anos de idade e matriculados em uma instituição acadêmica ou em um programa de treinamento e habilidades. Estudantes em tempo parcial, bem como estudantes matriculados em cursos on-line também são elegíveis para o prêmio.
Os estudantes brasileiros têm um histórico de se destaque no Global Student Prize: Ana Julia de Carvalho, da cidade de Maceió, no nordeste do Brasil, que foi aclamada internacionalmente por suas inovações em robótica, entrou para a lista dos 10 finalistas em 2021 do Global Student Prize. e Lucas Tejedor, aluno do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ), um inovador autodidata em várias disciplinas, como programação, ciências sociais e política, foi um dos 10 finalistas no ano seguinte.
Os 10 finalistas do Global Student Prize devem ser anunciados em setembro deste ano. O vencedor, que deverá ser anunciado no final do ano, será escolhido entre os 10 finalistas pela Academia do Global Student Prize, composta por pessoas de destaque.
Notas aos editores:
1. A Chegg.org é o braço de impacto, defesa e pesquisa da Chegg, Inc., que aborda as questões enfrentadas pelo estudante moderno. Para obter mais informações, acesse www.chegg.org
2. Milhões de pessoas em todo o mundo aprendem com a Chegg. Não importa o objetivo, o nível ou o estilo, a Chegg ajuda os alunos a aprender com confiança. Fornecemos suporte sob demanda 24 horas por dia, 7 dias por semana, e nosso assistente de aprendizado personalizado aproveita o poder da inteligência artificial (“IA”), mais de cem milhões de peças de conteúdo proprietário, bem como uma década de insights de aprendizado. Nossa plataforma também ajuda os alunos a desenvolver habilidades essenciais para a vida e para o trabalho a fim de acelerar seu caminho do aprendizado para o ganho, e trabalhamos com empresas para oferecer programas de aprendizado para seus funcionários. A Chegg é uma empresa de capital aberto e é negociada na NYSE sob o símbolo CHGG. Para obter mais informações, visite www.chegg.com
3. A Varkey Foundation acredita que toda criança merece um ambiente de aprendizado vibrante e estimulante que desperte e apoie todo o seu potencial. A fundação acredita que nada é mais importante para alcançar esse objetivo do que a paixão e a qualidade dos professores. Eles apóiam a capacidade global de ensino e semeiam a excelência e a inovação na próxima geração de educadores. Também fundaram o Global Teacher Prize (Prêmio Global para Professores) para destacar o incrível trabalho que os professores fazem em todo o mundo. Para obter mais detalhes: www.