Cidade

Governo Lula: Trinta Centros de Parto Normal serão construídos com recursos do Novo PAC

Mais de 2 milhões de gestantes terão acesso a partos em ambientes acolhedores e humanizados com a construção de 30 Centros de Parto Normal (CPNs) em 19 estados brasileiros, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Eixo Saúde. Com um investimento de R$ 93 milhões, estima-se que esses centros realizarão cerca de 36 mil atendimentos anuais.

Os CPNs, focados em partos de risco habitual fora de hospitais, oferecem um ambiente acolhedor e humanizado para gestantes, alinhado ao foco prioritário do Governo Lula na saúde da mulher. Cada centro contará com 5 suítes equipadas para pré-parto, parto e pós-parto, além de áreas para acompanhantes, apoio técnico e estímulo ao parto normal.

Os projetos arquitetônicos e de engenharia dos CPNs, desenvolvidos em metodologia BIM, foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde para facilitar a construção e instalação, garantindo economia de tempo e recursos. Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, destaca que isso proporcionará infraestrutura adequada tanto para profissionais quanto para usuários do SUS, promovendo saúde e qualidade no atendimento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Fechar