O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, por meio da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), lançou, em 16 de maio, a primeira edição do Projeto Arteterapia – Oficina de Pintura de Imagens. O evento tem como objetivo principal fomentar a socialização, a integração entre colegas, a criatividade e a motivação no ambiente hospitalar.
A pedagoga do HU-Univasf, Barbara Renata Veloso, explica que a ideia para o projeto surgiu a partir de uma observação feita em janeiro, durante a realização do “Pixels das Emoções”, uma iniciativa em alusão ao “Janeiro Branco”. Nesta atividade, os colaboradores foram convidados a pintar um coração para expressar seus sentimentos do dia, com cada cor refletindo uma emoção diferente.
As atividades de pintura, conforme destacou Barbara Veloso, são fundamentais para melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho. “Essas atividades melhoram as relações porque estimulam a criação de vínculos entre colegas que trabalham em setores próximos, além de promover momentos de interação entre pessoas que normalmente não interagem nos espaços de trabalho”, afirmou. Ela acrescentou que as atividades são uma estratégia consciente em busca de respostas positivas que contribuem para um ambiente organizacional mais saudável, aproximando setores e melhorando a comunicação interna.
Pausas na rotina laboral
Além dos benefícios da arteterapia, a realização de pausas e pequenos intervalos no trabalho é uma ação comprovadamente eficaz no combate ao estresse laboral. A pedagoga do HU-Univasf observou que pequenos eventos e capacitações, especialmente aquelas voltadas para questões subjetivas e que fogem um pouco do cotidiano hospitalar, revelaram-se estimulantes e reenergizantes.
O projeto, ainda em sua fase piloto, já está planejando uma segunda edição que incluirá uma oficina de arte com colagem, com tema junino, e posteriormente, uma oficina de jogos educativos. A organização espera que estas atividades continuem promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e motivador para todos os colaboradores do HU-Univasf.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.