A busca por uma solução para a crise hídrica do sistema Itaparica foi tema de reunião realizada hoje (21), em Brasília, entre o prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, o senador Humberto Costa e o deputado federal Carlos Veras. Vale lembrar que o abastecimento d’água dos perímetros irrigados de Itaparica, a exemplo do Projeto Fulgêncio, foi suspenso porque o Governo Federal cortou os recursos necessários para a permanência da empresa Senha, responsável até então pela manutenção e funcionamento dos equipamentos.

O encontro ainda contou com a presença de outros prefeitos pernambucanos, a exemplo de George Gueber (Orocó), Fabiano Marques (Petrolândia) e Rorró Maniçoba (Floresta). Após a reunião, ficou definido que será montado um grupo político envolvendo senadores pernambucanos, Prefeituras afetadas e representantes populares para que, nos próximos dias, seja solicitada uma audiência no Palácio do Planalto com a equipe da Secretaria Geral da Presidência.

“Com o corte de repasse financeiro por parte do Governo Federal, o Projeto Fulgêncio vem enfrentando uma grave crise hídrica. Sem dúvida, é um imenso prejuízo para milhares de produtores boavistanos. Por meio de carros pipa a Prefeitura vem mantendo em funcionamento as unidades de saúde, escolas e demais prédios públicos. Porém, não sabemos até quando será possível continuar com estes serviços diante do caos ocasionado por essa medida da União. Agradeço ao senador Humberto e ao deputado Carlos Veras por nos receber e tenho fé que, em breve, teremos uma solução”, afirmou o prefeito George Duarte.