A Prefeitura de Petrolina tem feito, ao longo dos últimos anos, diversos investimentos em prol da modernização e melhoria das unidades de ensino da rede municipal. Dentro do programa ‘Bora Educa Mais’, uma dessas ações é a climatização até dezembro de 2024 de todas as instituições educacionais. Para que a rede elétrica comporte o grande consumo de energia diante da instalação dos aparelhos de ar condicionado e garanta ainda mais conforto e aprendizagem aos estudantes e profissionais, a atual gestão investiu R$ 590 mil na aquisição de subestações com transformador trifásico de 112,5 KVA  para nove escolas municipais. A iniciativa conta também com a colocação de postes, instalação de cabos e interligação da rede elétrica na escola.

As unidades de ensino que serão contempladas com os equipamentos são as Escolas Municipais Paulo Freire, no bairro São Gonçalo; Eliete Araújo, na Vila Mocó; Luiz Rodrigues, no Santa Luiza; Jacob Ferreira, no Cosme e Damião; José Joaquim, no José e Maria; São Domingos Sávio, no Gercino Coelho; Santa Terezinha, no Dom Avelar; Marechal Mascarenhas de Moraes, no Residencial Vivendas; Osório Leônidas Siqueira, no N5. De acordo com a equipe de infraestrutura da Secretaria de Educação, quando a instituição escolar tem muitos aparelhos de ar condicionado e supera a quantidade de energia fornecida pela concessionária, que é de 70 KVA, é necessário a instalação de subestação própria para elevar o potencial elétrico da unidade.

Para o gestor da Escola Municipal Santa Terezinha,  Lourival Gomes, a aquisição dos equipamentos é muito importante para a rede municipal de ensino, pois vai garantir melhorias estruturais das instituições, que refletem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. “Uma educação tecnológica e avançada, como a de Petrolina, depende do uso de equipamentos que precisam de energia elétrica. A instalação da subestação é muito importante porque vem para melhorar as condições em sala de aula, pois, além de garantir que não aconteçam quedas de energia, as quais possam comprometer o carregamento dos equipamentos de informática. O uso do ar condicionado em todas as salas, permitirá maior conforto aos estudantes, um processo de ensino aprendizagem de qualidade e um ambiente agradável de estudos“, destacou Lourival.