Os secretários escolares de Juazeiro comemoraram, nesta terça-feira (26), a conquista de uma luta muito sonhada. A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei da Gestão Suzana Ramos que prevê o reenquadramento dos servidores efetivos titulares do cargo de secretário escolar, criando a Gratificação de Porte Escolar. O benefício, concedido de acordo com o número de estudantes da escola na qual o secretário está lotado, varia de 10% a 50% acrescido ao vencimento base da categoria.

Em visita à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a prefeita Suzana Ramos se reuniu com uma comissão de secretárias escolares e pontuou o seu compromisso com a valorização dos servidores. “Nós temos um olhar atencioso para essa categoria profissional e para todos os servidores. Dentro das nossas possibilidades, a gente vem concedendo os reajustes necessários e agora podemos comemorar essa conquista que os secretários escolares vêm buscando há muito tempo”, disse Suzana Ramos.

A superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, ressaltou que a aprovação da lei é resultado de uma mobilização coletiva. “Essa é uma luta que eles vêm travando há mais de 16 anos e, somente agora, na gestão Suzana Ramos, a valorização profissional dos nossos secretários escolares foi consolidada, a partir de uma luta de todos”, declarou.

Outras conquistas na gestão Suzana Ramos

Essa não é a primeira conquista da categoria na gestão Suzana Ramos. Em 2022, a prefeita já corrigiu um equívoco que vinha se arrastando desde a criação do cargo. “Assim que Suzana assumiu a prefeitura, ela regularizou algumas coisas na nossa categoria que estavam irregulares devido a equívocos do passado, como a equiparação salarial. Ela regularizou essa situação logo no primeiro ano de mandato e agora, com a lei, ela vai beneficiar a nossa categoria como um todo. Em 12 anos que trabalho no município, nenhuma outra gestão valorizou os secretários escolares como a gestão Suzana Ramos, por isso a nossa gratidão a ela”, frisou a secretária escolar na Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte, Mailde Bonfim dos Santos.

Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ Fotos: Airton Latapiat – Ascom/PMJ