Desde 2022, a Prefeitura de Juazeiro inovou e implementou, pela primeira vez no município, um serviço público especializado para o tratamento de ferimentos crônicos, que antes só era ofertado na rede particular. O equipamento atende pacientes com ferimentos complexos, com dificuldade de cicatrização por diversos fatores como úlceras de pé diabético, úlceras venosas e arteriais e feridas extensas traumáticas de acidentes, que têm um processo de cicatrização mais lento.
A prefeita Suzana Ramos comemorou a ampliação e qualificação do Ambulatório de Curativos Especiais. “Esse serviço é um avanço muito grande e inédito na rede pública municipal. Só quem convive há anos com um ferimento crônico e precisa deste atendimento, entende a importância de termos implantado na nossa gestão. É com muita alegria que vemos que, a cada dia, estamos atendendo mais pacientes e cuidando cada vez melhor da saúde do nosso povo”, disse a prefeita.
Em 2023, a média de atendimentos foi de mais de 1.600 durante os 12 meses. São realizados entre 10 a 15 atendimentos, por dia. A secretária de saúde, Ana Lúcia Alves, ressaltou que a aquisição do laser vai auxiliar no tratamento e cicatrização das lesões. “Temos visto o trabalho desenvolvido e, como isso, tem impactado a vida das pessoas. A prefeita Suzana Ramos solicitou o aparelhamento e ampliação dos atendimentos. O laser adquirido recentemente é um equipamento de primeira linha e que vai acelerar ainda mais o tratamento dos pacientes e o processo de cicatrização”, reafirmou.
Ambulatório de Curativos Especiais
O Ambulatório de Curativos Especiais realiza coberturas específicas em ferimentos crônicos. O material utilizado nos curativos pode passar mais tempo sem a necessidade de troca. “No Ambulatório, tem casos de pacientes que poderiam perder o membro ou agravamento da ferida. Mas, devido ao tratamento mais especializado, as pessoas saem com suas lesões cicatrizadas. Sem dúvida, o Ambulatório de Curativos Especiais foi um grande passo que a prefeita Suzana Ramos deu para a população de Juazeiro que hoje é exemplo para outros municípios”, ressaltou a secretária de Saúde.
Satisfação dos pacientes
Rosângela de Souza convive há anos com uma lesão e já buscou tratamento até mesmo nas capitais pelo país. Há quase um ano, é paciente do Ambulatório em Juazeiro e está encantada com a sua melhora. “Não tinha um acompanhamento como esse aqui em Juazeiro. Às vezes eu ia fazer um tratamento, mas não tinha uma pessoa especializada como a enfermeira Tatiana. Quando eu vim pra Juazeiro, morando aqui há mais de um ano, descobri o serviço e vim em busca. Estou satisfeita. Eu tomava muita medicação para dor, mas com o tratamento e a técnica da enfermeira Tatiane, a quantidade de medicamentos diminuiu, além de eu estar caminhando melhor, dormindo melhor e com menos dores”, destacou a paciente que tem uma úlcera crônica.
O senhor Genilson da Silva Pinto está há cinco meses fazendo o tratamento no Ambulatório de Curativos Especiais e acredita que, logo terá alta. “Acredito que não vai mais de dois meses para eu melhorar dessa bactéria no dedo. Eu agradeço muito à equipe, porque são especialistas”, destacou o paciente.
Fluxo