Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh) foi a instituição federal mais elogiada do país em 2023, com 4631 registros. A instituição faz parte da Rede Ebserh que administra 41 hospitais universitários no país.

Em segundo lugar, ficou outro hospital da Rede Ebserh, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) com 3832 elogios, e em terceiro lugar ficou o Instituto Nacional de Seguro Social- INSS com 1.332.

De acordo com o ouvidor do HU-UFPI/Ebserh, Leonardo Amorim, nos últimos meses do ano, o HU-UFPI/Ebserh promoveu campanhas para incentivar o registro de elogios.

“Inicialmente, foi realizada uma campanha em homenagem ao Dia do Servidor ao longo de todo o mês de outubro. Em dezembro, foi lançada a campanha do correio de Natal, oferecendo aos colaboradores a oportunidade de enviar mensagens de incentivo, gratidão e reconhecimento aos colegas da instituição”, relata o ouvidor.

O objetivo da campanha, segundo ele, foi de reconhecer e destacar os colaboradores mais elogiados, divulgando esses reconhecimentos nas redes sociais da instituição. Os colaboradores mais elogiados foram divulgados e o setor mais elogiado recebeu simbolicamente um troféu.

“Essas iniciativas objetivaram aprimorar o clima organizacional da instituição e valorizar os empregados como um todo”, completa Leonardo.

Dos 330 órgãos e entidades do Governo Federal registrados no sistema da CGU, 276 foram elogiados, incluindo todas as unidades da Rede Ebserh. Em dez unidades da Rede Ebserh, a porcentagem de elogios ultrapassou a porcentagem de reclamações. São elas: os hospitais universitários de Manaus – AM (HUGV-UFAM), de Cajazeiras – PB (HUJB-UFCG), de Lagarto – SE (HUL-UFS), de Campo Grande – MS (Humap-UFMS), de Dourados – MS (HU-UFGD), de Natal – RN (HUOL-UFRN) e MEJC-UFRN), de Teresina – PI (HU-UFPI), de Salvador – BA (MCO-UFBA) e de Macapá – AP (HU-UNIFAP).

O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR e ela é direcionada ao “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. O sistema permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pela CGU, o Painel tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Saiba mais acessando a plataforma Fala.Br.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O QUÊ

Hospital da Rede Ebserh do Piauí é a instituição federal mais elogiada no país

QUEM

Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI/Ebserh)

QUANDO

08/01/24

ONDE

Teresina, Piauí