Com o tema ‘Plano Nacional de Educação 2024- 2034: Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade’, aconteceu em Salvador, nesta segunda e terça-feira, dias 04 e 05 de dezembro, a Conferência Estadual de Educação Bahia (COEED 2023), edição extraordinária. Estiveram representando Sento-Sé no evento os três delegados eleitos na etapa municipal da Conferência: a gestora escolar, Giselda Carvalho, representante da educação básica, o professor Adilson Antunes, também representando a educação básica, o professor e integrante da APLB/Sento-Sé, Ahilton Rodrigues, que representou os movimentos em defesa da educação; e o delegado nato e coordenador do Fórum Municipal da Educação de Sento-Sé, o secretário municipal de educação, Jeorge Ribeiro, que também representou a educação básica.

De acordo com o secretário municipal de Educação de Sento-Sé, Jeorge Ribeiro, a participação da delegação de Sento-Sé no evento demonstra o compromisso da gestão Ana Passos com o desenvolvimento da Educação no município. “A participação dos delegados Sentoseense na etapa estadual da conferência reafirma o compromisso assumido pela nossa prefeita Ana Passos com a Educação.  Com certeza este é um momento muito importante uma vez que tem como foco a defesa da Educação, o debate de ideias, e principalmente a, estadual e municipal, que vai direcionar os rumos da educação nos próximos dez anos “, destacou Jeorge Ribeiro.

O evento realizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e seus órgãos colegiado e de formação, o Conselho Estadual de Educação (CEE-BA) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT), teve como objetivo monitorar os planos de educação atuais: nacional (PNE), estadual (PEE-BA) e municipais (PMEs), além de servir como base, através do amplo debate para elaborar um novo Plano Nacional de Educação que dialogue com as necessidades existentes entre trabalhadores da educação, dirigentes educacionais, sociedade civil e política.

Para o professor Adilson Antunes a conferência demarca a retomada das discussões e redefinições de políticas educacionais para o país, estados e municípios. “Participar desta etapa estadual é muito importante, já que as discussões vão fundamentar as ações que estarão contidas no Plano Nacional de Educação do País para o período de 2024 a 2034. Agradeço à gestão municipal, na pessoa do Secretário de Educação Jeorge Ribeiro, que garantiu as condições dos delegados eleitos democraticamente na Conferência Municipal, de estarem representando o nosso município nesta etapa estadual”.

Já a gestora escolar, Giselda Carvalho, considera a Conferência Estadual de Educação um espaço de debate e decisão das prioridades nas políticas públicas. “Nossa participação na conferência é a garantia da representação da voz do município de Sento-Sé por meio de seus delegados por segmentos; para análise, discussão e deliberação de estratégias para a construção do nosso novo Plano Nacional de Educação na Conferência Nacional de Educação. Um momento ímpar para a educação do nosso município”, pontuou.

“Muito importante participar desse momento de construção do plano que vai nortear a educação, pois precisamos fazer cada vez mais uma educação adequada e que respeite também os valores de cada região. Estar aqui fazendo parte desse debate, é muito importante, uma vez que estamos construindo a educação dos nossos filhos, e das futuras gerações”, destacou Ahilton Rodrigues.

A COEED – Reuniu nos dias de evento cerca de 1,5 mil educadores e especialistas dos 417 municípios baianos. A etapa estadual é preparatória e deliberativa para a Conferência Nacional Extraordinária da Educação de 2024, que ocorrerá de 28 a 31 de janeiro de 2024, em Brasília.

Atividades Pré e Pós conferência- No dia 03 de dezembro aconteceram as atividades pré-conferência, momento em que foi realizada a primeira etapa do quarto encontro do Fórum Estadual com os Fóruns municipais e ainda a reunião do pleno do Fórum Estadual.

Já nesta quarta-feira (06) acontecem as atividades pós-conferência com a segunda etapa do quarto encontro do Fórum Estadual com os Fóruns municipais.


Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE