Em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a educação de Juazeiro vai receber o prêmio ‘Band Cidades Excelentes’. A premiação, que é iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, foi criada em 2021 e visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio do reconhecimento das boas práticas na gestão pública.

A premiação leva em consideração o ranking do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), composto por 54 indicadores, e projetos de cidades bem avaliadas tecnicamente por dados oficiais e que podem ser replicados em mais localidades do país. Juazeiro concorreu ao prêmio na categoria “Educação”, entre as cidades baianas com mais de 100 mil habitantes. Além de Juazeiro, que alcançou a segunda colocação, apenas mais 17 cidades baianas foram premiadas no mesmo segmento populacional.

O secretário de Educação e Juventude de Juazeiro, Wank Medrado, destaca a importância da premiação para o reconhecimento do trabalho que a gestão Suzana Ramos vem realizando no município. “Mais uma vez, Juazeiro conquista o prêmio Band pela qualidade da educação. Isso nos faz acreditar que em um universo de 417 cidades na Bahia, nós estamos fazendo uma educação de qualidade. É uma marca do governo da prefeita Suzana Ramos, esse compromisso com a educação”, disse.

Além da educação, o prêmio também aborda outros temas relevantes, como a sustentabilidade, infraestrutura e mobilidade, saúde e bem-estar, transparência, governança e eficiência, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Critério avaliativo

A avaliação e julgamento do prêmio foram realizados por meio de uma plataforma estruturada com base em inteligência artificial, que a partir de um algoritmo, estabelece resultados dos indicadores em uma única nota final consolidada, classificando os três melhores municípios nas respectivas categorias concorrentes.