Pelo menos quatro assaltos foram registrados em linhas de ônibus nas últimas semanas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. As ocorrências estão gerando muita insegurança e a revolta dos passageiros que dependem do transporte público.

O último assalto ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), um arrastão no Residencial Vivendas. Passageiros que aguardavam o ônibus no ponto, por volta das 7h, foram surpreendidos por dois assaltantes armados que levaram celulares e pertences. Uma das moradoras que conseguiu fugir do arrastão pediu ajuda no condomínio ao lado.

O síndico Paulo Henrique Silva conta que situações assim nunca foram comuns. “Normalmente a gente escuta muitas situações dentro de um bairro, mas essa é a primeira vez em que ocorre um relato em dois anos que residimos aqui. Uma pessoa que chegou a escapar da situação, comunicou na portaria informando do arrastão no ponto de ônibus, com dois indivíduos em uma moto que tomaram os celulares dos que estavam ali. Mas, a gente consegue entender que é um período de final de ano em que se intensificam muito mais as práticas criminosas. E agente entende que o bairro como sendo mais distante e por não ter um policiamento efetivo, apesar de ver constantemente a polícia transitando no bairro, sabemos que existem horários específicos que permitem que esses indivíduos tenham esse tipo de prática”

Imagens das câmeras de segurança do condomínio estão sendo analisadas a fim de ajudar a identificar os assaltantes.

Outra assalto já havia sido registrado na terça-feira (12). O criminoso subiu no veículo que faz linha para o bairro São Gonçalo e com um caco de vidro anunciou o assalto, levando 40 reais do motorista.

Diante da situação, os passageiros estão redobrando os cuidados. “Conheço gente que já foi assaltado nesse ponto de ônibus e levaram o celular. Uma amiga, no outro ponto de ônibus, do outro lado, levaram a mochila com tudo. A insegurança está cada vez mais crescente. Eu já começo levando dois celulares, eu digo que um é do dragão, porque infelizmente é assim”, destacou a analista fiscal Amanda Mirely Amorim.

A empresa de ônibus Atlântico informou que registrou o boletim de ocorrência. A Polícia Civil disse que está colhendo depoimentos e fazendo diligências para seguir com as investigações e identificar a autoria dos crimes.