Nesta terça-feira (21), as Escolas Municipais de Petrolina deram início a aplicação da prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Até quinta-feira (23), mais de 12 mil alunos dos 2°, 5° e 9° anos de 85 unidades passarão pela avaliação. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, acompanhará as instituições durante todos os dias da aplicação para garantir um momento de avaliação tranquilo. Como forma de incentivar a participação efetiva dos estudantes durante a realização da prova, a atual gestão está promovendo ações de apoio e suporte ao discentes, para que desenvolvam uma avaliação com maior qualidade.

O Saepe é uma avaliação aplicada, anualmente, em todas as escolas públicas do estado, com o objetivo de aferir os níveis de alfabetização e de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática das unidades de ensino. O resultado obtido nas avaliações é um dos indicadores para gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe). Para garantir que a avaliação seja realizada com maior êxito, equipes da Secretaria estão percorrendo as unidades de ensino para disponibilizar o suporte necessário e se certificar que a prova ocorra sem contratempos. De acordo com o secretário executivo de ensino, Alan Costa, as escolas municipais vêm, desde o início do ano letivo, preparando os alunos para este momento avaliativo, que serve como importante diagnóstico para nortear gestores e professores em suas ações pedagógicas.

Realizamos revisões e simulados semanais, para que os alunos pudessem se habituar com a aplicação. Além disto, trabalhamos com eles o emocional, para que consigam fazer uma prova com tranquilidade. Também conversamos com os pais dos alunos, falando da importância da avaliação, como esse resultado vai nos mostrar como estamos e o que deveremos melhorar. Estamos muito confiantes para o resultado, pois as ações de preparação foram bastante satisfatórias. Somos uma rede, e com o apoio do prefeito Simão Durando, estamos todos juntos com o mesmo objetivo, que é o de educar com qualidade nossos estudantes”, destacou Alan Costa.