Em menos de 24 horas, Juazeiro registrou 99 mm de chuva, que começou na noite desta quinta-feira (2), se estendeu por toda a madrugada e permaneceu constante até a manhã desta sexta-feira (3).

Logo nas primeiras horas, técnicos da Prefeitura de Juazeiro estão rodando a cidade realizando providências para amenizar os transtornos para população ocasionados pelo fenômeno natural.

As equipes do Serviço Social estão de prontidão para atender possíveis desabrigados, mas, até o momento, há o registro apenas de uma família que ficou desalojada, foi para casa de parentes, porém já retornou para casa. A Prefeitura está com maquinário alargando canais, como o Riacho Macarrão, para facilitar o escoamento da água e segue com equipes de plantão, monitorando pontos de obstrução de esgoto, vazamentos de rede, retirada de entulhos e lixo e areia dos canais. Retroescavadeiras se deslocam para bairros como Itaberaba e Praia do Rodeadouro para desviar água nas casas.

Apesar do volume de chuva ter sido além do esperado, desde o último mês de agosto, a Prefeitura de Juazeiro vem realizando, de forma preventiva, a limpeza das galerias, o que facilitou para que, com o volume de chuva, não houvesse alagamento em pontos costumeiros, como no Centro da cidade.

“A chuva é importante, sobretudo nesse período forte de calor. O mês de novembro geralmente é chuvoso, porém essa veio com um volume além do esperado. Estamos de prontidão para atender as emergências que surgirem na cidade. Uma verdadeira força-tarefa está nas ruas para que os possíveis transtornos sejam minimizados o mais rápido possível, através da união de todos os setores da SESP, SAAE, Semaurb, SEDES e Defesa Civil”, destaca a prefeita Suzana Ramos.

Até o momento, não houve registro de queda de árvores ou postes no município. As equipes seguirão em estado de alerta nos bairros ao longo do dia. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 153.