Em encontro realizado no último domingo, um novo coletivo do Partido dos Trabalhadores (PT) formado por filiados e simpatizantes de diversos setores da sociedade deram o pontapé inicial para discussão de um projeto de desenvolvimento popular para Petrolina.
O grupo é formado por trabalhadoras/es da Educação e Saúde na Univasf, no IFSertãoPE e nas redes estadual e municipal, além de representantes de movimentos sociais, como o Mãos Solidárias, associações de moradores e agricultores, MST, entre outros.
“A ideia é construirmos propostas coletivas para resolução dos problemas de Petrolina, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, em todos os setores”, afirmou o médico Aristóteles Cardona (Ari), um dos líderes do movimento.
O grupo iniciou os debates com análise da conjuntura e mostrou experiências exitosas no campo social com as ações do projeto Mãos Solidárias e MST. Vale pontuar que as entidades tiveram papel importante no combate à fome durante a Pandemia em Petrolina, por meio da produção, arrecadação e distribuição de alimentos para as pessoas em situação de pobreza, nos bairros esquecidos pelo poder público municipal de Petrolina.
Para além das ajudas humanitárias, o Mãos Solidárias se notabilizou também pelo grande número de ações de auxílio e promoção do cuidado de mulheres, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade, mediante encontros com profissionais da saúde, educação, operadores do direito e cursos profissionalizantes. Com base nessas experiências e a dedicação de especialistas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Agricultura, Meio Ambiente, entre outros, o coletivo trabalha para a construção de um grande projeto que será apresentado em breve à população de Petrolina.
Aclamação de Julianeli
Não à toa, o nome do ex-reitor da Univasf e atual superintendente do Hospital Universitário, Julianeli Tolentino, foi aclamado pela plenária e solicitado a apresentar seu nome como pré-candidato a prefeito de Petrolina pelo Partido dos Trabalhadores.
“Fico grato pelas manifestações e ainda mais comprometido com esse projeto. É muito importante esse movimento e, sobretudo, a disponibilidade e dedicação dessas pessoas tão preocupadas com Petrolina. Isso me enche de esperanças e motivação para seguirmos em frente”, afirmou o ex-reitor, sob aplausos.
Na oportunidade, o professor Herlon Bezerra apresentou o Movimento Brasil Popular, entidade que, composta por diversos movimentos sociais e atuando em todo o país, chega a Petrolina através desse novo grupo político. No momento de sua fala, o público também se manifestou em apoio a sua pré-candidatura à Reitoria do IFSertãoPE por meio do Movimento Cuidar do IFSertãoPE. As pessoas presentes foram unânimes no reconhecimento da importância do IFSertãoPE para o desenvolvimento regional popular em todas as cidades e microrregiões em que está presente (Serra Talhada, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina).
O encontro durou toda a manhã de domingo e, além da participação dos movimentos citados, contou, em sua mesa de abertura, com a presença do gestor do Incra em Petrolina, Edilson Barbosa, da representante do diretório Municipal do PT, Neuma Guedes, da vice-presidenta estadual do PT, ex-vereadora Cristina Costa e dos professores Aristóteles Cardona e Julianeli Tolentino.
ASCOM