Profissionais da Rede Municipal de Educação de Juazeiro participaram, nesta segunda-feira (25), em Senhor do Bonfim, da ‘Oficina de Sequências Didáticas – Liderança e Empreendedorismo’, ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A formação, ministrada pela coordenadora do Núcleo 9 do Senar, Adriana Matias, teve como público-alvo os profissionais da educação que atuam no programa Despertar.
Responsável pela oficina, Adriana Matias, falou sobre o encontro e a adesão dos professores. “O meu coração salta de alegria por receber um expressivo número de professores que trabalham com o programa Despertar nas escolas do campo da região. Professores estiveram aqui para obter conhecimento sobre a produção de sequências didáticas, que é um dos produtos do Concurso Despertar e a minha expectativa é que eles apliquem esses conhecimentos na sala de aula e que apresentem resultados exitosos no Concurso deste ano”.
O evento contou com representantes dos municípios de Quixabeira, Campo Formoso, Jaguarari, Juazeiro, Sento-Sé, Remanso, Casa Nova, Senhor do Bonfim. “Este momento formativo presencial foi de suma importância para nossas ações nas escolas. Conhecemos as realidades e as práticas de outros municípios e isso aumenta as nossas chances de concorrer no Concurso Despertar 2023, além de contribuir para o nosso papel de multiplicadores desse conhecimento em nosso município”, disse a coordenadora do Programa Despertar, em Juazeiro, Michele Viana, que participou da formação com mais nove representantes do município.
Concurso Despertar 2023
O Concurso Despertar é uma iniciativa do Senar e tem como objetivo apresentar ações exitosas nas cadeias produtivas locais, realizadas por estudantes e professores nas escolas do campo dos municípios envolvidos no Programa Despertar. Em 2023, o concurso terá como tema: “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo” e os interessados poderão participar nas categorias desenho, notícia, vídeo e prática pedagógica.
O Despertar é um dos Programas de Promoção Social do Senar/BA, implantado em abril de 2005. É realizado em parceria entre o Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental. Em Juazeiro, 54 escolas participam do programa.