Foto: Yuri Amauri

O câncer de mama em animais é um dos tumores que mais acometem as fêmeas. Para conscientizar os tutores de que o diagnóstico deve ser precoce, a agora secretária dos Direitos dos Animais Andreza Romero,  propôs a criação da campanha Outubro Rosa Pet no Recife. O projeto de lei 36/2023 foi aprovado nesta segunda-feira, 4, na Câmara Municipal do Recife.

“É importante lembrar que, assim como em humanos, a detecção precoce do câncer de mama em animais pode aumentar as chances de sucesso do tratamento e a sobrevida do animal. A incidência nas cadelas é de cerca de 52%, enquanto é de 85% em gatas. O Outubro Rosa Pet é uma campanha de conscientização de que os animais precisam ser levados ao veterinário regularmente”, Andreza explicou.

A campanha será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife e prevê a realização de atividades educativas e ações como palestras com informações sobre o câncer de mama animal e demais patologias mamárias, e o perigo do uso indiscriminado dos fármacos contraceptivos hormonais, conhecidos como “Anticio”. A prática, inclusive, é proibida pela Lei estadual 17.663/2022, de autoria do deputado Romero Albuquerque.

“Também será possível realizar ações no Hospital Veterinário e parcerias com clínicas particulares”, Andreza acrescentou. A matéria segue para sanção do prefeito João Campos.

HVR

O Hospital Veterinário do Recife funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados e domingos, para casos de emergência, das 7h às 13h. A unidade fica localizada na Av. Prof. Estevão Francisco da Costa, no Cordeiro. Marcações de consultas, exames e castração devem ser feitas através da Central de Atendimento (40423034) ou pelo site seda.recife.pe.gov.br