A população que passou pelo Parque Lagoa de Calu na manhã desta quarta-feira (27) já notou os impactos promovidos pela obra de requalificação que está sendo realizada no espaço e fez questão de expressar o sentimento de aprovação.

“Já melhorou bastante com a limpeza que a prefeitura está fazendo, na outra gestão aparecia muitos insetos, muriçocas e odor por falta de cuidado com a lagoa”, disse Rayane Salles, moradora do Alto da Maravilha que elogiou a ação da gestão Suzana Ramos. Outro juazeirense que destacou a importância da obra foi o permissionário, Renato Alencar, “a Lagoa de Calu é um espaço de todos, fico grato à prefeita pelo olhar cuidadoso em revitalizar a lagoa e investir na qualificação dos espaços públicos”, agradeceu.

A intervenção realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), já requalificou e ampliou os equipamentos de esporte e lazer, a última fase da obra, que já está em andamento, contempla ações de paisagismo e revitalização do espelho d’água.

“Iniciamos uma transformação do cartão postal de nossa cidade, mais de R$ 1 milhão em recursos próprios foram investidos. Trocamos piso e alambrado das quadras, recuperamos ciclovia, quiosques e canteiros das árvores. Além disso, o parque recebeu reforma das arquibancadas, novas luminárias em LED, novos bancos, academia a céu aberto, parque infantil em eucalipto e melhoria da acessibilidade do local. Em breve os juazeirenses receberão a Lagoa de Calu completamente revitalizada e o parque requalificado”, pontuou a prefeita Suzana Ramos.

Para o secretário da Sedur, Acauã Santiago, a gestão Suzana Ramos tem trabalhado incansavelmente para promover o desenvolvimento de Juazeiro. “As ações de requalificação e revitalização irão proporcionar lazer, esporte, sustentabilidade, geração de renda com a ocupação do espaço público pelo povo. Ainda em outubro será finalizada a requalificação estrutural completa do parque”, destacou Acauã Santiago.

Força tarefa

Ação integrada da Sedur com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) já recolheu mais de 20 toneladas de resíduos no lago que integra o Parque Lagoa de Calu. A força-tarefa com máquinas escavadeiras, caçambas, caminhões e aproximadamente 50 servidores da prefeitura intensificaram os trabalhos de revitalização do. O objetivo é recolher resíduos e excesso de material orgânico do espelho d’água e fazer a despoluição das águas.

O secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, pontua que uma equipe tem coletado os animais encontrados para fazer a reintrodução deles quando o nível da água estiver normalizado. “Diante da poluição das águas foi necessário fazer esta revitalização, nenhum animal foi ferido porque a equipe vem tendo todo cuidado com a fauna local. A água já está sendo bombeada, em breve o espelho d’água estará normalizado e teremos um ambiente equilibrado para todas as espécies”, falou o secretário.

Durante a força-tarefa foram encontradas garrafas, latas, pneus, porta e até vaso sanitário dentro do lago, o que faz a gestão municipal pedir a contribuição de toda a população para preservar o meio ambiente e cuidar do espaço público. A prefeitura alerta, também, sobre o furto de plantas e gramado que além de danificar o espaço público é crime previsto no artigo 49 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998.