O uso pedagógico da tecnologia na Educação Básica Municipal de Juazeiro, tem consolidado um novo tempo de avanços educacionais, conquistando espaços de destaque nacional. O município foi a primeira cidade brasileira a receber mais de 800 chips com internet gratuita no celular para os estudantes, através do Programa Internet Brasil, além de ser a única cidade baiana escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada, que beneficia 58 unidades de ensino com internet de alta velocidade, incluindo as Praças Digitais, que contempla duas praças centrais da cidade com oferta de serviço de internet totalmente acessível e gratuito.
Graças aos investimentos e articulações da gestão Suzana Ramos Juazeiro vive uma revolução tecnológica no âmbito educacional, o que é motivo de alegria e orgulho para a prefeita Suzana Ramos. “Eu me sinto muito orgulhosa de ter contribuindo para tornar Juazeiro uma referência de excelência no uso pedagógico de tecnologias, e isso é reflexo de uma gestão que trabalha comprometida para ofertar cada vez mais desenvolvimento para o nosso município. Todas essas conquistas me deixam ainda mais motivada para entregar novos avanços ao nosso povo”, ressaltou a prefeita Suzana Ramos.
Outros avanços e conquistas
Estreando mais uma iniciativa do Governo Federal, Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber um projeto pioneiro da gigante chinesa das telecomunicações, Huawei, com a implantação da tecnologia Wi-Fi 6, somado a entrega de 30 tablets e uma TV 65 polegadas smart classe, todos equipamentos de última geração para o melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos pela tecnologia.
Com destaque para a tecnologia e inovação, também houve a implantação do projeto-piloto Minecraft Educacional na Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, que promove engajamento em sala de aula através da metodologia da gamificação. Além disso, a houve a implantação do projeto ‘Maluquinho por Robótica,’ ofertado nos Anos Iniciais, ‘Explorum’, disponível para os Anos Finais, ‘Alfabetização e Letramento Digital’, exclusivo para a EJA, assim como, a oferta da EJA EaD, iniciativa inédita na rede municipal e que propõe aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), formas mais maleáveis e acessíveis de concluir os estudos no Ensino Fundamental.
Para garantir ainda mais qualidade no ensino, com recursos próprios, a gestão municipal adquiriu mais de mil Notebooks para auxiliar alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), já foram contempladas com o Programa Escola Conectada, que oferta internet de alta velocidade de forma gratuita.
Faz parte desse conjunto de avanços, a criação do portal EducaJuá (https://educacao.juazeiro.ba.gov.br/), que integra soluções simples, através de um sistema de automação de tarefas na gestão, incluindo também, o Mapa Educacional Interativo da rede municipal de ensino, com dados geográficos que oferecem informações sobre a localização exata das escolas municipais, facilitando a identificação das unidades de ensino, para melhor atender o interesse da comunidade.
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Ascom/PMJ