O secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), da Prefeitura de Juazeiro, Fernando Costa, foi à Brasília e levou diversas propostas para ampliar os atendimentos de assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade social do município.
Entre as pautas apresentadas ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Fernando Costa propôs aumentar de 5 para 10 o número dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em Juazeiro.
“Juazeiro tem capacidade para 5 CRAS a mais do que já tem. Mostramos as dificuldades das pessoas do interior e também da população que está nas áreas mais vulneráveis de Juazeiro. A renda per capita que temos, a grande quantidade de pessoas que ganham abaixo de um salário e que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza, foram apresentadas, discutimos as possibilidades e estamos no aguardo do Ministério fazer o co-financiamento”, destacou o secretário Fernando Costa, que enfatizou a abertura do CRAS no interior do município e também apresentou o projeto de levar os serviços do CRAS de forma itinerante, uma ideia vista como uma excelente iniciativa do município.
O secretário da Sedes também reuniu-se com a assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério de Direitos Humanos em busca de fortalecer o trabalho do Conselho Tutelar. “Pleiteamos equipamentos como computadores, mesas, impressoras e outros para o Conselho Tutelar para melhorar o atendimento do órgão e constatamos através dos registros do sistema nacional, que diante dos índices de vulnerabilidade, Juazeiro tem prioridade para receber o material”, disse Fernando Costa.
Olhar para a cultura
Na visita à Brasília, o secretário também buscou incentivo da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte) para beneficiar os festejos tradicionais em Juazeiro. “Conversei com o nosso secretário da Seculte, Sérgio Fernandes, sobre as demandas para o setor e a possibilidade de financiamento para as festas tradicionais no município, como o Carnaval e o santo Antônio das Tradições. Estreitamos as relações com o Ministério da Cultura para pleitearmos orçamento para estes movimentos culturais de Juazeiro”, disse Fernando Costa.