A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), junto ao Núcleo de Segurança Escolar, em parceria com as Polícias Militar (PM) e Civil (PC) da Bahia, realizou nesta segunda-feira (28), a conclusão do ciclo de formação para os agentes de segurança escolar da rede municipal de ensino. A programação aconteceu no auditório da Seduc e reuniu cerca de 120 profissionais com o objetivo de orientar e reforçar as medidas de segurança nas escolas.
“Oferecer capacitação profissional permite que os agentes de portaria, vigilantes e agentes de segurança escolar desempenhem um trabalho de forma mais eficaz, capacitados e orientados para atuar dentro do ambiente escolar, promovendo maior segurança e melhor funcionamento da assistência na prevenção e combate a situações de adversidade”, declarou Josiel de Sena Silva, responsável pelo Núcleo de Segurança Escolar da Seduc.
Com orientações de prevenção e apresentação de estratégias de controle e combate à violência escolar, a major Ivana Almeida, do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), ministrou uma palestra abordando estratégias de contingência em situações adversas que possam ocorrer no ambiente escolar, além de compartilhar noções legislativas sobre a temática. “Esse é um dia histórico para Juazeiro, pois os agentes de segurança escolar estão sendo beneficiados com uma capacitação de alta qualidade, graças ao incentivo da gestão municipal junto à Secretaria de Educação, que têm investido na valorização e qualificação desses profissionais, agregando ainda mais segurança e confiança no ambiente escolar. 100% da categoria foi contemplada com as formações que incluiu a oferta de um material de excelência”, compartilhou a major Ivana Almeida.
A categoria conta com cerca de 600 profissionais, entre concursados e contratados. Girneide Ferreira da Silva, agente de portaria da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Manoel Alves da Mota, foi uma das profissionais que participou do momento formativo e compartilhou o sentimento de satisfação em poder contar com a iniciativa.
“Eu achei muito importante participar desse curso porque nossa profissão lida diariamente com prevenção e controle de situações de risco dentro das escolas. Ter novas informações e orientações qualifica ainda mais o nosso trabalho. Eu me sinto satisfeita de poder aprender e contribuir melhor com meu trabalho”, disse Girneide.
Presente na ocasião, a superintendente de Gestão, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo, destacou a importância da parceria entre a categoria e a gestão municipal. “A gestão Suzana Ramos incentiva e investe em iniciativas de qualificação profissional. Com acesso a formação de qualidade, em parceria com outras instituições de segurança pública, a categoria soma conquistas super importantes para o exercício de suas atividades profissionais, sendo fortalecida por meio do apoio e valorização oferecidos pela gestão municipal”, considerou Alexandrina.