No último sábado (08), o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, participou de reunião, promovida pelo secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum, com representante de uma empresa de investimentos chinesa e produtores de frutas do Vale do São Francisco.
A pauta do encontro foi a exportação de uva para a China. O CEO da holding Optimize Integration Group no Brasil, Wei Wang, veio conhecer a produção de uvas na região. “O consumo da uva na China vem crescendo e precisamos de parceiros que produzam com volume para atender essa demanda”, disse.
Guilherme Coelho fez uma avaliação positiva do encontro. “Conversamos sobre especificidades do mercado e do comportamento do consumidor chinês. Os fruticultores brasileiros já têm experiência com a comercialização internacional e estamos prontos para atender às necessidades do mercado. A abertura dessa comercialização demandará a expansão da produção e, consequentemente, refletirá positivamente na economia e na geração de empregos”, destacou.
O secretário Wallison Tum agradeceu ao presidente da Abrafrutas e aos produtores pelo apoio durante a visita técnica. “Quero agradecer ao Guilherme e a todos os produtores que vieram aqui hoje. Esse momento foi um marco e logo o Brasil vai poder comercializar a uva para a China. Além da reunião também faremos visitas a fazendas da região”, falou.
Além dos exportadores de frutas do Vale, também esteve na reunião o diretor de Infraestrutura Hídrica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Pedro Henrique Nunes.