Ações que abordam a educação no trânsito são constantemente desenvolvidas pela gestão municipal. Com o retorno às aulas nesta segunda-feira (10), após o período de recesso escolar, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com a Companhia de Segurança Trânsito e Transporte (CSTT), deu início a implantação do projeto “Sinal verde – Vivenciando educação no trânsito”, que leva informações sobre iniciativas de convivência harmoniosa, atitudes seguras e solidárias no trânsito, de forma lúdica e divertida para alunos da rede municipal de ensino.

Entre as ações educativas, está a distribuição de material pedagógico para estudantes do 1° ao 9° ano, com conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, incluindo as disciplinas de português, matemática, história, geografia e artes.

“O objetivo do projeto é desenvolver a consciência cidadã e ética na educação do trânsito, incluindo crianças, jovens e adultos no desenvolvimento de um trabalho preventivo, na construção de valores que respeitem a preservação da vida, propondo uma metodologia sociointeracionista, onde o aluno assume o lugar de protagonista. As atividades realizadas cumprem um cronograma que segue até a Semana do Trânsito, comemorada no período de 18 a 25 de setembro, onde acontecerá a culminância do projeto”, explicou Weider Caick, coordenador do projeto, vinculado à Superintendência de Ensino da Seduc.

As ações

Nos Anos Iniciais as atividades serão desenvolvidas de forma lúdica e recreativa, despertando o interesse e conscientização das crianças sobre segurança no trânsito, utilizando recursos como jogos educativos, histórias infantis, produção de desenhos e cartazes, dinâmicas de grupo, entre outras iniciativas que retratam os conceitos de sinalização, comportamento adequado para pedestres, ciclistas e motoristas, além do incentivo ao respeito mútuo nas vias públicas.

Para os alunos dos Anos Finais, o projeto desenvolve uma proposta mais ampla, criando espaços de diálogo, como palestra e debates relacionados ao trânsito, atividades práticas nas vias públicas, por meio de panfletagem em semáforos com campanha de intervenção e conscientização sobre reflexão crítica e engajamento para o exercício da cidadania.

Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ