Profissionais que atuam nas equipes de Enfermagem do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), se reuniram entre os dias 12 e 19 de maio para celebrar a edição deste ano da Semana de Enfermagem. Carregando o tema “Enfermagem e sustentabilidade: um olhar para o futuro”, o evento contou com rodas de conversa, homenagens, palestras e Missa de Ação de Graças.
Já em sua terceira edição, a Semana de Enfermagem marca datas importantes para os colaboradores: Dia do Enfermeiro (12/05) e Dia do Técnico de Enfermagem (20/05), comemorados com almoço e jantar preparados pela equipe de Nutrição do HRJ. Seguindo a programação, a roda de conversa “Desmistificando os caminhos da Enfermagem” reuniu, no dia 16 de maio, profissionais dos diversos setores de assistência do complexo hospitalar. O momento foi conduzido pela líder de Enfermagem do hospital, Ana Kariny Araújo.
A gestora ressalta que, além do caráter de celebração, a Semana de Enfermagem possui o papel de promover a reflexão acerca da função exercida pelos profissionais. “Hoje, a nossa área possui mais de 80 campos de prática e muitas possibilidades de atuação. O intuito dessa mesa foi, justamente, desmistificar as limitações que cercam o pensamento sobre a Enfermagem e reconhecê-la não só com a função de cuidar, mas também de produzir ciência, assim como todas as outras categorias de saúde”, explica Ana Kariny.
O evento também contou com a presença de convidados, que aprofundaram as questões envolvidas na temática deste ano, a exemplo da mesa redonda “Sustentabilidade da Enfermagem: fortalecimento ético, técnico, político e científico necessários à luta pela valorização e reconhecimento social da Enfermagem”, realizada no dia 17 de maio. A atividade abordou a valorização do profissional pela sociedade e as formas de reconhecimento advindas disso. A palestra “O papel da Enfermagem no setor de agência transfusional” também reuniu as equipes e encerrou, no dia seguinte, a grade de ações formativas do evento.
Já no dia 19 de maio, enfermeiros, técnicos e gestores do HRJ participaram de uma Missa de Ação de Graças em homenagem aos colaboradores e de um momento espiritual conduzido pelo Grupo Shalom, com o intuito de fortalecer os ensinamentos sobre humildade, legado de Santa Dulce dos Pobres. “Participar de momentos como esse nos dá uma motivação a mais para seguir realizando o nosso papel, que muitas vezes não é fácil, e é motivo de gratidão a sensação de que a nossa dedicação é reconhecida”, afirmou a enfermeira oncológica do HRJ, Jéssica Sarmento.
Ascom HRJ