A Campanha de Vacinação Contra a Influenza, conhecida popularmente como a Vacina da Gripe, segue até o final deste mês. Dessa forma a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, reforça com os grupos prioritários a importância de se imunizar. Até o momento 29.409 pessoas receberam as doses, o que é equivalente a 33,8% de cobertura. 

A campanha é para reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, a vacina é o maior meio de prevenção da doença. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito. Nessa época do ano é muito comum a circulação do vírus e a forma mais eficaz de prevenção é com a vacinação. Então, seguimos a orientação do prefeito Simão Durando, em alertar e criar estratégias para todos os grupos prioritários se vacinarem”, destaca.  

Para tomar a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão de vacina, cartão SUS ou CPF e um documento que comprove que faz parte do público-alvo. 

Grupos prioritários de acordo com o Ministério da Saúde  

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais do sistema prisional, socioeducativo, população carcerária e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.