Num dia marcado pelo tensionamento com os professores da rede estadual de ensino, que estiveram em massa na audiência pública que debateu o projeto de lei complementar enviado pelo Poder Executivo e prevê a aplicação do piso para parte da categoria, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou a convocação dos 2.907 professores aprovados no concurso realizado no ano passado. As nomeações já foram feitas hoje e devem ser publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (23).

“Não foi fácil chegar até aqui. A gente pegou um estado desorganizado. O orçamento sequer dava para cobrir as despesas com custeio da educação. Pagamos mais de R$ 1 bilhão de débito e agora trazemos este importante anúncio para Pernambuco. Logo mais tem mais novidade: a gente vai chamar também analistas e assistentes em gestão escolar”, disse Raquel em um vídeo publicado nas redes sociais.

A governadora vem sendo pressionada pelos professores e pelo Poder Legislativo para que retire o projeto do piso. Sem citar essa proposta em específico, ela aproveitou o vídeo para falar sobre as condições financeiras do Estado, o que pode ser considerado como um “recado” para aqueles que estão criticando a matéria que tramita na Alepe.

“Para a gente fazer novos contratos, a gente tem que obedecer à Lei de Responsabilidade Fiscal. A verdade é que nós estamos trabalhando sério, cortando contratos desnecessários, diminuindo aquele gasto que nós chamamos de ‘gordura ruim que dá para transformar em investimento bom’, para que Pernambuco possa, de verdade, ser transformado pela educação”, finalizou.