O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro (Cerest) apresentou um excelente desempenho em avaliação feita pela Diretoria Estadual de Vigilância e Saúde do Trabalhador (Divast). O Cerest é gerido pela Prefeitura Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau).
A Divast avalia as instituições por meio de 10 indicadores, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que estão relacionados a saúde do trabalhador, entre eles: inspeção de estabelecimentos, matriciamento, atividades educativas e notificações de acidente de trabalho, entre outros. O Cerest Juazeiro obteve bons resultados em nove desses indicadores.
“A avaliação comprovou que conseguimos avançar em muitos aspectos. Esta reunião é justamente para planejarmos estratégias que identifiquem os pontos que ainda precisam de melhorias para avançarmos ainda mais neste ano de 2023. A prefeitura vem fazendo os investimentos necessários. Recentemente, inauguramos uma nova sede para o centro, com um espaço físico mais adequado ao desenvolvimento do trabalho e também foi adquirido, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, um veículo exclusivo para a equipe desenvolver suas atividades”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes.
Sobre o Cerest
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é um órgão municipal de vigilância em saúde do trabalhador, responsável por fiscalizar e elaborar relatórios de inspeção das condições relativas ao meio ambiente e segurança do trabalho nas unidades públicas e privadas de saúde e oferecer atendimentos especializados em Saúde do Trabalhador na região que abrange 10 municípios no norte baiano.
O Cerest funciona na rua Dr° José de Araújo de Souza, nº 57, bairro Santo Antônio, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h.