Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros de Pernambuco irão às ruas mais uma vez para exigir a implementação do piso nacional, nesta terça-feira (14/04). No Recife, a concentração da caminhada será na Praça do Derby, a partir das 9h. O trajeto será pela Avenida Conde da Boa Vista até o Palácio do Campo das Princesas. A mesma atividade também será realizada nos municípios de Caruaru, Palmares, Sertânia, Serra Talhada, Garanhuns e Petrolina.
Segundo o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert, os atendimentos ao público serão afetados de forma parcial e por completo pela paralisação: diaristas, PSFs, UBS, Cirurgias eletivas e ambulatório (100% parados); Plantonistas e clínicas médicas (70% parados) e urgências, emergências, SAMU, blocos cirúrgicos e UTIs (50% parados).
“Está nas ruas para exigir o imediato cumprimento da lei que garantirá o piso salarial nacional da enfermagem é tarefa prioritária para nós do Satenpe, considerando que ainda há inúmeras forças contrárias a esse direito conquistado na luta da enfermagem. Não descansaremos até que seja implementado o salário digno para nossa categoria. Seguiremos firmes na luta, contando com o apoio da sociedade”, afirmou Francis.
O piso da enfermagem, aprovado em agosto de 2022, foi suspenso após um mês pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso. As categorias estão na luta para a assinatura de uma Medida Provisória pelo presidente Lula para a regulamentação da fonte de custeio para a implementação do piso.
Com esse documento, a expectativa é de que a liminar que suspende a validade da Lei seja retirada. Caso a liminar continue em vigor, os trabalhadores podem deflagrar greve por tempo indeterminado.
Confira abaixo os pontos de concentração:
– Caruaru (Marco Zero, às 8h)
– Palmares (Praça Bispo Pereira Alves, às 8h)
– Sertânia (Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayaette, 8h)
– Serra Talhada (Praça Manoel Pereira Lins, às 9h)
– Garanhuns (Parque Euclides Dourado, 8h)
– Petrolina (Praça do Bambuzinho, às 9h)
Tiago Brito/Assessoria de Imprensa