apresentar planos e discutir estratégias para otimizar o serviço da Maternidade Municipal. Participaram da reunião: o presidente do conselho, Robson Pereira, os conselheiros Álvaro Pacheco, Josenato Medrado e Pedro Alcantara, que também é Coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, além de superintendentes da Sesau, diretores da maternidade e o vereador Mitu do Sindicato.

Durante o encontro, foram debatidos os principais desafios da gestão da maternidade como o subfinanciamento da unidade e a alta demanda por atendimentos que impacta diretamente nos custos e no serviço oferecido à população. Atualmente, a maternidade dispõe de 50 leitos, porém tem a média mensal que é de 568 internamentos. Destes, 44% são de Juazeiro e 56% de outros municípios.

“Enquanto gestor da pasta, me coloquei à disposição dos conselheiros para termos um diálogo aberto e transparente. Afinal, precisamos de apoio do conselho para que possamos desenvolver ações que resolvam os problemas que afetam a saúde do nosso município. Temos que reestruturar a Atenção Básica, rever pactuações com o estado e com a Rede PEBA, entre outras medidas que tornem os serviços de saúde mais eficientes, sem deixar de lado a humanização, o cuidado e o acolhimento da nossa população”, afirmou o secretário de Saúde, Allan Jones.

Texto: Marcela Cavalcanti – ASCOM SESAU