A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), promoveu nesta sexta-feira (17), no auditório da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, um encontro formativo com os articuladores de Educação Tecnológica da rede municipal de ensino, com o tema: Tecnologias e inovação: A robótica como instrumento de aprendizagem significativa.

A programação iniciou com as contribuições de Mauro Andrade, licenciado em Computação, especialista em Gestão de TI, e professor da Faculdade de Petrolina (Facape), que ministrou uma palestra sobre: ‘Experiência de ensino em uma escola de programação em jogos e robótica’.

Em seguida, Vitor Tomaz, articulador tecnológico da Seduc, mediou um bate-papo com o tema: ‘Experiências Explorum na Escola Municipal Iracy Nunes’, compartilhando as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo NTM com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da utilização do material Explorum, que utiliza a gamificação como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.

Finalizando a programação, Philip Santos, licenciado em Computação, pós-graduado em Tecnologias e Inovações Web, e em Engenharia de Software, e residente CIN-UFPE, realizou uma conversa sobre a definição e utilização do Design Thinking, que corresponde a uma metodologia baseada na resolução de problemas a partir de soluções criativas.

De acordo com Reginaldo Medrado, coordenador geral do NTM, a ideia é expandir e consolidar as ferramentas de aprendizagem por meio da utilização das tecnologias. “A atual gestão tem ofertado todo apoio para consolidar o aprendizado através da robótica e das novas tecnologias, investido em materiais pedagógicos compostos por elementos tecnológicos, além de ampliar a discussão sobre a construção do componente curricular em Robótica, que já está em processo de revisão dos documentos estruturantes da disciplina, e prevê aprovação dos documentos na Câmara de Vereadores de Juazeiro”, comentou o coordenador do NTM.

Novidades

Uma grande novidade é a parceria do município com o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), que apoia as redes públicas de ensino básico a realizar uma transformação sistêmica nos processos de aprendizagem, gerando mais qualidade para a educação, por meio do uso eficaz das tecnologias digitais. Isso tudo inclui também, o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSertão), da Faculdade de Petrolina (Facape), e da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe).

Durante sua explanação, o articulador tecnológico da Seduc, Vitor Tomaz, falou sobre o caráter inédito da iniciativa na rede municipal de ensino, e apontou alguns benefícios e propósitos da robótica enquanto ferramenta pedagógica. “Essa iniciativa tem apresentado resultados expressivos, por esse motivo, é importante ressaltar que os encontros formativos, além de dar suporte técnico, auxiliam o uso pedagógico de ferramentas digitais e tecnologias educacionais, potencializando a aprendizagem no uso de metodologias que unem educação e tecnologia. Esse momento serve para preparar gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino, oferecendo uma prática pedagógica em tecnologias cada vez mais assertivas. O uso das tecnologias abre oportunidades para que a Educação alcance ainda mais os alunos, que vivem uma realidade cada vez mais próxima dessas ferramentas, tornando o ensino uma prática possível de ser realizada em consonância com o universo tecnológico”, disse Vitor.