Nesta sexta-feira (17) Petrolina comemora o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Assalariados Rurais. A data, que faz parte do calendário municipal, virou lei através da aprovação de um projeto na Câmara de Vereadores de Petrolina, em 30 de setembro de 2021.

O autor do PL, Marquinhos do N-4 destacou que esse dia é uma homenagem a “quem movimenta a economia de nossa região, impulsiona o comércio e para quem defende com o próprio suor a sobrevivência da família, com o trabalho árduo e importante da lida no campo. Esses realmente importantes colaboradores para o desenvolvimento e sustentabilidade, especialmente do Vale do São Francisco, grande propulsor de nossa imagem de líderes no agronegócio do nosso país”, afirmou o vereador.

Agora a luta da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina é elevar a data a feriado municipal. “Todo o Brasil reconhece que a fruticultura irrigada é a principal responsável pelo desenvolvimento do Vale do São Francisco, especialmente de Petrolina. Por isso, nada mais justo do que decretar esse feriado e homenagear as mãos firmes que são a verdadeira força desse setor”, destacou a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma.

Além de incluir essa reivindicação na pauta de negociação salarial, que será feita com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) na primeira semana do mês de março, o STTAR também agendou uma reunião com o prefeito do município, Simão Durando, para levar a solicitação ao gestor.