O papa Francisco, líder da Igreja Católica, mandou uma mensagem ao Brasil nesta quarta-feira (26), durante a tradicional Audiência Geral na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na fala, o pontífice pediu à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que “livre do ódio” o povo brasileiro.

Peço à Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência“, disse o argentino a um público composto por fiéis brasileiros, oriundos das dioceses de Salvador, São Paulo, Taubaté (SP) e Anicuns (GO).

Francisco não se dirigiu de forma direta às eleições no Brasil, cujo segundo turno está marcado para o próximo domingo (30). Recentemente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade que representa o Vaticano no País, alertou para intensificação da exploração da fé e da religião.

A CNBB reagiu a ataques de bolsonaristas, que têm interrompido missas ou ofendido padres alegando que os sacerdotes supostamente pedem votos ou defendem temas que julgam serem alinhados à esquerda. Em Aparecida, no início do mês, durante as festas dedicadas à Nossa Senhora Aparecida, eleitores de Jair Bolsonaro (PL) causaram tumulto e chegaram a xingar um padre que celebrava uma missa.

“Lamentamos, neste momento de campanha eleitoral, a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno. Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições. Desse modo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta e reprova tais ações e comportamentos”, disse nota recente da CNBB.