Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Durante a campanha Outubro Rosa os cuidados de prevenção são discutidos e intensificados. Em Petrolina, a nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Adriana Maciel, destaca a importância de uma alimentação saudável na prevenção da doença.

Para o desenvolvimento do câncer de mama, existem os riscos não modificáveis, relacionados a idade, genética, histórico familiar e etc. Mas existem também os riscos modificáveis, que estão relacionados com o estilo de vida. “Quando nos referimos em riscos modificáveis, estamos falando de decisões que podem ser evitadas pela própria pessoa, como manter uma alimentação saudável e a prática de atividade física. Combinamos os dois, podem reduzir os riscos de desenvolvimento dessa doença”, ressalta.

A nutricionista explica que manter uma alimentação equilibrada rica em fibras, verduras e diminuir o consumo de fast food já são um começo. “Não é necessário realizar mudanças drásticas, mas manter o peso adequando, ser fisicamente ativo, consumir uma dieta rica em vegetais, frutas e verduras, evitar alimentos processados ricos em gordura e açúcar, já irão fazer uma enorme diferença na sua qualidade de vida”, destaca.

Realizar essas mudanças ajudam a fortalecer as defesas do nosso corpo. “Ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer as defesas do nosso organismo, além de ter um bom funcionamento intestinal e auxiliar na diminuição do risco de desenvolvimento do câncer e de doenças crônicas degenerativas”, destaca a nutricionista Adriana Maciel.