A partir desta segunda-feira (11) durante toda a semana, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde irão passar por uma capacitação com o tema ‘Vigilância e capacitação dos profissionais para uso do teste rápido em hanseníase’, promovida pela equipe de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Essa ação tem o objetivo de ampliar a detecção de casos de hanseníase no município. Serão abordadas diversas temáticas, como a epidemiologia da hanseníase no Brasil, a avaliação clínica da doença, suspeita de casos, identificação de contatos e tratamentos.
As atividades seguem até sexta-feira (15), as equipes que vão ser contempladas são as da UBS Dom Avelar; Santa Luzia; São Joaquim; São Jorge e Mandacaru. A escolha foi feita de acordo com as unidades que registraram maior número de casos nos últimos anos.
Segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, essa capacitação é importante para a evolução da detecção da hanseníase no município. “Esses profissionais estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre a hanseníase e aprender a realizar o teste rápido. Isso é muito importante para a população, ter esse diagnóstico feito dentro das UBS”, destaca.