Da terça-feira (16) até sexta-feira (19), o Castramóvel estará realizando captura e cirurgia para controle populacional dos animais em situação de rua que ficam na Cidade Universitária e nos bairros mais próximos. A ação é uma parceria entre a prefeitura de Petrolina, FACAPE e Organizações Não Governamentais (ONG’s) de proteção animal. A atividade visa castrar os animais para manter o controle e reprodução animal, após o procedimento, os bichos ficarão disponíveis para adoção.
A meta é castrar, até sexta-feira, uma média de 20 animais. Desde julho o Castramóvel está nas ruas de Petrolina, já passou pelo Loteamento Recife, Areia Branca e agora vai atender na Cidade Universitária. Neste momento, a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está levando em consideração os bairros e localidades que apresentaram casos positivos da leishmaniose, bem como, ambientes com grande concentração de pessoas.
Para o coordenador do CCZ, Kahel Neves, além da castração, os animais estão sendo vacinados. “Nosso objetivo é fazer esse controle populacional, bem como evitar acidentes rábicos, uma vez que, ao submetermos esses animais a cirurgia os levamos para recuperação no CCZ. Após a recuperação, estes animais são colocados à disposição para adoção, e junto as ONG’s, cito a Oxente, tem sido uma grande parceria do município. Vale reforçar mais uma vez que não é só castrar, esses animais precisam de um lar, então, pedimos que as pessoas busquem o CCZ e adotem um animal”, destacou.