O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, terá pagamento de bônus e lançamento de concurso para profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino. As novidades mereceram destaque da deputada Laura Gomes (PSB), em discurso no Pequeno Expediente da última quinta (14).
“O Governo de Pernambuco vai ofertar a maior premiação da história, além de realizar o maior certame já feito pela Secretaria Estadual de Educação. Isso é prova do compromisso e trabalho do governador Paulo Câmara”, declarou.
O Bônus de Desempenho Educacional (BDE) deste ano totalizará R$ 71 milhões, a serem distribuídos entre 32 mil servidores da área. O pagamento tornou-se viável após uma mudança na lei que rege a ação, aprovada pela Alepe na semana passada. Já o concurso para professores contemplará o Ensino Básico e o Conservatório Pernambucano de Música. Para Laura Gomes, trata-se de “mais um exemplo da sensibilidade do nosso Governo”.
Por outro lado, no cenário nacional, a parlamentar socialista vê “tristeza” no setor. “Temos um ministro da Educação que, cada vez mais, ceifa recursos e programas que poderiam trazer evolução para a sociedade. Até mesmo o acesso à internet para estudantes chegou a ser vetado pelo Governo Federal”, lamentou.