Na busca efetiva pelo fortalecimento da Educação, a Prefeitura de Petrolina não tem medido esforços para investir na aprendizagem, infraestrutura e na qualidade dos serviços ofertados aos estudantes que integram a rede municipal de ensino. Prova disso, são os resultados do trabalho eficiente desenvolvido nas Escolas de Tempo Integral, que ultrapassaram as barreiras geográficas e tem inspirado outros estados, como é o caso de Itapevi-SP, que busca aplicar a mesma metodologia em suas Instituições. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação do município paulista visitou esta semana as Unidades Escolares de Petrolina, que adotam uma educação voltada para o exercício da cidadania e protagonismo juvenil.

Atualmente, Petrolina conta com quatro Escolas de Tempo Integral, que atendem 1270 estudantes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nestas unidades, os alunos recebem três alimentações diárias, contam com uma educação interdimensional, durante o período de nove horas, e convivem com diversas formas de aprender, em um misto de rotinas pedagógicas. Dentre os princípios educativos do programa de Educação Integral, o protagonismo é o pilar de sustentação, pois torna o estudante como sujeito e ator principal do seu projeto de vida.

Nós tínhamos o desejo de conhecer outras realidades que tivessem o mesmo modelo pedagógico de Itapevi, como forma de trocar experiências, e levar na mala exemplos interessantes e que tem bastante resultado. Nos surpreendemos muito com a organização, com a acolhida de todas as escolas que visitamos e estamos saindo impressionadas de como Petrolina avançou nesse projeto em tão pouco tempo de implantação. As Escolas de Tempo Integral daqui são riquíssimas em detalhes, afeto e pedagogia da presença. É um processo que a gente ainda vem traçando em Itapevi” destacou a supervisora pedagógica das Escolas de Tempo Integral de Itapevi, Mariana Bonfim.

A coordenadora do Programa Municipal de Educação de Tempo Integral, Vanúzia Macedo, falou da importância da visita e da alegria de ver o quanto Petrolina tem avançado, tornando-se referência no modelo de Educação Integral para outras regiões do país. “Foi muito gratificante receber a equipe da Educação Municipal de Itapevi. Eles puderam ver, de perto, a realidade de cada Escola Integral, acompanhando a rotina e a vivência, entrando em sala de aula, conhecendo a metodologia adotada, bem como a dinâmica do programa. Partilhar essas experiências foi algo muito relevante para a Secretaria de Educação de Petrolina“, finalizou.