Como forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Prefeitura de Lagoa Grande, por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizou na última quarta-feira (06) na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande, um encontro voltado para os homens e mulheres do município com mais de 60 anos. O objetivo da ação foi sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para essa população.
Em Lagoa Grande, de acordo com dados do último censo de 2010, o município tinha um total de 872 homens maiores de 60 anos e 976 mulheres. Totalizando 1.848 pessoas com mais de 60 anos. “É urgente pensarmos em melhorias para as políticas públicas se adequarem às necessidades dos idosos, garantindo a expansão da capacidade funcional e do bem estar dos idosos, ou seja um envelhecimento saudável e ativo. É por isso que estamos aqui. Precisamos provocar os atuais responsáveis pelas políticas públicas do município, sobre a necessidade de garantir o que já temos e trabalhar para que as políticas de educação, lazer, saúde, cultura, infraestrutura e assistência social continuem chegando até os nossos idosos”, disse Aleide, presidente do CMDPI.
As atividades foram iniciadas com ações da saúde, com atendimento para os idosos com aferição de pressão arterial; teste de glicose; teste rápido de HIV e ventoso terapia. As palestrantes, Drª Mariana Pereira e Srª Sara Vasques, falaram sobre os direitos dos idosos e a responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade e do Estado e sobre o fortalecimento dos Vínculos familiares como prevenção às negligências e a promoção da qualidade de vida dos idosos. Houve também entrega de brindes e sorteios para os maiores de 60 anos que estiveram presentes.
O evento contou com a presença das senhoras Aleide Batista de Lima e Maria das Dores Águida da Silva, presidente e Vice Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; da senhora Norma Luna, representando a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Eliene Neri; da fisioterapeuta Gisele Santos, representando o Secretário de Saúde Claudeval Galvão e pela Advogada e técnica Jurídica do CREAS, Drª Mariana Pereira.