Com uma educação afetiva e preparada para os novos tempos diante da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, deu início nesta quarta-feira (8), a última etapa do cronograma de retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. Mais de 8 mil pequenos estudantes da Educação Infantil voltaram às salas de aula. As crianças chegaram aos Novas Sementes, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) e Unidades com pré-escolas, cheias de alegria e entusiasmo. O esperado reencontro foi marcado pela emoção.
Logo na entrada das Unidades Escolares, professores e funcionários aguardavam pelos alunos, utilizando equipamentos de proteção como máscaras, face shields, termômetro corporal e álcool em gel. Para recepcionar com muita alegria e carinho as crianças, foi preparada uma acolhida especial, através de um ambiente organizado, colorido e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Atividades recreativas e brincadeiras foram realizadas com os pequenos, visando promover a socialização e trabalhar os movimentos corporais tão importantes para o desenvolvimento. As surpresas não pararam por aí, os professores caracterizados com aventais, prepararam um momento com contação de histórias, um poderoso estímulo à imaginação dos estudantes.
“Estamos comprometidos com o fortalecimento das relações entre família e Escola, com o impacto emocional de toda comunidade escolar diante da pandemia, com a organização de estratégias e ações voltadas para a recuperação da aprendizagem e principalmente com o cumprimento dos protocolos. Por orientação do prefeito Miguel Coelho, a nossa meta é manter as nossas equipes qualificadas para receber com tranquilidade os nossos alunos em um ambiente que transmita segurança e estimule o aprendizado“, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.
Leidimar Gonzaga, mãe da aluna Letícia de apenas 3 anos, do Nova Semente Jesus Pequenino, no bairro Jardim Petrópolis, destacou que está entusiasmada com a volta às aulas presenciais. “Esse momento era muito aguardado por todos nós, e mesmo de máscara, percebemos no semblante de muitas crianças a emoção pelo retorno dessa rotina tão importante e necessária para a sua formação. Estou segura e bastante confiante que tudo vai dar certo“, finalizou Leidimar.