Agosto é o mês do Folclore e diversas Escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’S) e Nova Semente, desenvolveram projetos para celebrar a data comemorativa, que culminaram esta semana. Os principais personagens das lendas brasileiras foram interpretados pelos estudantes, como o Saci-pererê, Curupira, Iara, Bumba Meu Boi e outros seres encantados do imaginário popular brasileiro.

Além das apresentações teatrais, os alunos puderam aprender brincando através de jogos, parlendas, cantigas de roda, danças e contações de histórias que falam sobre costumes e crenças populares. A cultura local também foi trabalhada, para fortalecer essa identidade. O objetivo das atividades foi preservar memórias, apresentando aspectos das manifestações folclóricas das mais variadas às crianças.

“Nosso propósito foi trabalhar as manifestações folclóricas para que os alunos possam vivenciar e valorizar os costumes e as tradições populares. Eles aprendem brincando e praticando, além disso, enriquecem o vocabulário, aprendem a se expressar e desenvolvem a criatividade. Dentro da programação promovemos também um drive-thru, visita ao espaço de exposição das artes feitas pelas crianças e uma live  folclórica”, destacou a professora da Unidade Sonho de Criança do  Nova Semente, Raimunda do Nascimento.

A secretária Executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, ressalta que desde 2017 a realização de projetos pedagógicos têm feito crescer a qualidade do ensino infantil. “Entendemos que os projetos além de promover a aprendizagem dos estudantes, têm desenvolvido um papel especial, que é de ampliar a participação dos pais nas atividades educacionais de forma mais consistente e definitiva, fortalecendo desta forma o vínculo entre família e escola”, finalizou Poliana.