Diante dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, que impôs o isolamento social e o afastamento dos estudantes das escolas, será de grande importância proporcionar o acolhimento socioemocional dos alunos, professores e demais funcionários da Rede Municipal de Ensino. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu nesta segunda-feira (2) uma formação voltada para toda comunidade escolar, focando no eixo socioemocional do protocolo de retorno das aulas presenciais do governo municipal.
A formação, que foi realizada por meio de uma live no canal do Youtube da Secretaria, teve participação do secretário de Educação, Plínio Amorim, da secretária Executiva de Ensino, Isva Modesto, e contou com uma palestra da coaching e especialista em desenvolvimento humano Gilva Pavesi, sobre o tema “Inteligência Emocional e a nossa capacidade de superar desafios”. Durante a live, foram apresentadas atividades e exercícios de inteligência emocional, além de uma série de informações, estratégias e práticas que apoiam a educação no desenvolvimento dessas competências socioemocionais.
“O objetivo foi inspirar e apoiar toda a comunidade escolar, além de apresentar estratégias de planejamento aos profissionais que estarão na linha de frente no retorno às aulas presenciais. Toda a equipe é a base para a acolhida socioemocional dos alunos. Mas, para isso, primeiramente, eles precisam também se sentir acolhidos e seguros. A live foi uma grande oportunidade para isso“, destacou Gilva.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, destaca que o retorno das aulas presenciais, apesar de muito esperado por todos, demanda dos profissionais novas estratégias e ferramentas para a reinvenção tanto das relações afetivas quanto do trabalho pedagógico. “Essa nova realidade é um grande desafio para a escola, pois ela precisa estar preparada para receber as dores desses estudantes e apoiá-los em cada passo. Não é preciso ter respostas para tudo, mas estar presente para ajudar e acolher com empatia e cuidado. Queremos garantir a sensação de segurança psicológica, emocional e física para que toda comunidade escolar se sinta apoiada“, disse o secretário.
Um dos pontos principais do acolhimento nas Escolas será a escuta. Os alunos terão espaços para expressar suas emoções, tirar dúvidas e pedir ajuda para lidar com as dificuldades. Todas as unidades de ensino estão orientadas a proporcionar e desenvolver um canal de comunicação entre alunos, pais, professores e a equipe escolar, para que haja um diálogo que conceda um apoio mútuo no enfrentamento das dificuldades.