Desde a segunda-feira (16), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) Célia Maria de Oliveira Alencar, voltou a oferecer tratamento contra o tabagismo. Por desenvolver um tratamento baseado também no processo de psicoterapia grupal, a oferta do serviço encontrava-se em recesso por conta da pandemia de COVID-19.  Agora, o atendimento ao público ficará fracionado, serão oito pessoas por dia.

A Secretaria de Saúde, através da gerência de Saúde Mental, entende que a pandemia causou um agravamento das condições de saúde mental, sobretudo no aumento do consumo de substâncias psicoativas, como o cigarro. Dessa forma, o CAPS AD III decidiu retornar com a oferta do tratamento para a população de Petrolina.

O uso do tabaco é absolutamente prejudicial à saúde, e o tratamento contra o problema depende de uma abordagem multiprofissional. “No CAPS AD III será oferecido acolhimento inicial, terapia grupal com psicólogos especializados na abordagem comportamental e acompanhamento médico psiquiátrico. O objetivo é a redução paulatina do uso com foco na cessação”, explicou o gerente de Saúde Mental, Miguel Silva.

Os interessados no tratamento devem procurar o CAPS AD III, que fica na Rua Justina Freire de Souza, 193, Vila Mocó. O atendimento é feito das 08h às 17h, sem necessidade de agendamento prévio. Todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos e assegurados dentro dos CAPS.