Novos projetos entre o Governo de Pernambuco e Prefeitura de Santa Filomena começam a ser construídos. O prefeito Gildevan Melo esteve reunido, nesta quinta-feira (6/5), com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Lucas Ramos, para definir as linhas de ação para futuros projetos em conjunto. Fomento à produção científica e atuação integrada para fortalecimento das principais atividades econômicas da cidade são as principais premissas.
O prefeito antecipa que o secretário Lucas Ramos já anunciou que encaminhará uma equipe técnica da Secti à Santa Filomena, cidade agora conhecida como Capital do Meteorito, para avançar no apoio à produção científica local, especialmente a relacionada à Astronomia. “Estamos animados com as possibilidades que esse trabalho vai trazer para o povo de Santa Filomena. Com o apoio do secretário Lucas Ramos, estamos vendo a vontade política do Governo do Estado de investir na melhoria de vida da população da nossa cidade”, declarou o gestor.
“Nosso objetivo é gerar oportunidades econômicas e sociais para Santa Filomena. A Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e o Espaço Ciência integram o grupo de trabalho formado após a chuva de meteoritos ocorrida em agosto do ano passado e já desenvolvem iniciativas de apoio à pesquisas e difusão científica, respectivamente. O que estamos discutimos junto com o prefeito agora é ir além, com novas ações ainda mais estruturadoras “, destacou o secretário Lucas Ramos.
Um primeiro projeto é a implementação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na cidade. Outro trabalho, que acontecerá em paralelo, é o suporte técnico da equipe da Secti para a Prefeitura e entidades na elaboração de projetos para serem apresentados no segundo edital do programa Força Local, do Governo de Pernambuco, voltado para o apoio ao desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado.
ASCOM