De acordo com a Secretária Daiane Tavares, no próximo dia 04 de maio iniciará um cronograma de retorno, onde será de forma gradual.

Portanto, somente as turmas do 8º ao 9º irão retornar as salas de aula e as demais turmas permanecerão em casa estudando no formato remoto.

“É um momento em que vivenciaremos essa experiência onde sentiremos como será o comportamento dos funcionários e principalmente dos alunos. Todos os cuidados serão tomados desde a execução das aulas, mas principalmente, com o transporte escolar que o aluno vai utilizar”.

Daiane destacou que o retorno será em forma de rodizio, onde a partir do dia 04 de maio, apenas metade de cada turma, nesse caso, 8º e 9ª retornarão.

As escolas foram reformadas e passaram por mudanças para serem adaptadas ao novo momento, seja com sinalizações preventivas, pias para lavagem de mãos, e principalmente, as equipes de auxiliares de serviços gerais, motoristas, vigilantes e todo o público que trabalha no ambiente escolar passaram por formações e explicações sobre quais medidas serão tomadas dentro desse retorno escolar.

Um protocolo de medidas de segurança foi elaborado pelo governo do estado. Entre as regras estão medição da temperatura, o uso permanente de máscaras, a higienização das mãos com alcool em gel, manter distância de pelo menos 1,5 metro, definir locais fixos para estudantes em sala de aula, reduzir circulação em ambientes comuns, suspender realização de eventos e escalonar diferentes horários de entrada e saída.