Petrolina e mais seis cidade pernambucanas aderiram ao consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19. Vale destacar que até a data de hoje (03), já manifestarão pelo interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada hoje (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP).

A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos.

Vale frisar que as administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (5) e a efetivação da associação seja instalada dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.

 “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Na lista até o momento não aparece a prefeitura de Lagoa Grande (PE), que é administrada pelo prefeito Vilmar Cappellaro (MDB).

A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.