Em contato com a redação do site Preto no Branco, os vereadores de Juazeiro Alex Tanuri (PP), Salvador Carvalho (PcdoB), e Mitu do Sindicato (PcdoB), da bancada da oposição, informaram que na manhã desta segunda-feira (18), foram impedidos de participar de uma reunião sobre o plano de vacinação contra a covid 19, que ocorria na Secretaria de Saúde do município.
Segundo informaram os edis, sabendo da importância da reunião, eles se dirigiram até a sede do órgão na tentativa de participar da reunião e colaborar com a gestão nas estratégias a serem adotadas.
“Temos o direito e o dever de acompanhar o que está sendo definido para a vacinação no nosso município, por isso, sabendo desta reunião com os servidores da saúde, nos dirigimos até a Sesau, no intuito de colaborar com a equipe. Inclusive o vereador Dr Salvador, é médico, conhecedor do sistema de saúde e trouxe algumas propostas que muito poderiam acrescentar ao plano de vacinação. Fomos impedidos de participar pelo próprio secretário, o que é lamentável. Somos representantes legais do povo de Juazeiro, que precisa e merece acompanhar as definições sobre a vacinação”, disse o vereador Alex.
Ainda de acordo com Tanuri, o Secretário de Saúde Fernando Barros atendeu os vereadores na sala ao lado da que estava acontecendo a reunião, quando foi possível observar que a esposa do secretário, que é médica, mas não é servidora do município participava da reunião, inclusive fazendo intervenções.
“Como uma pessoa, mesmo sendo médica, mas estranha a equipe de servidores do município, pode participar da reunião onde se trata de um assunto importante para a população, que é o plano de vacinação, e nós vereadores somos barrados? A Secretaria de Saúde virou a cozinha do secretário? Uma empresa familiar, um ambiente doméstico?” questionou o vereador Alex Tanuri, que também informou que Fernando Barros confirmou a participação da esposa na reunião, argumentando que “ela era médica”.
Dr Salvador Carvalho informou que, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Irmão Robson não foi convidado, mas de passagem pela sede da Sesau e tomando conhecimento da reunião, acabou participando de última hora.
“Nem o presidente do Conselho foi convidado. Querem discutir saúde de portas fechadas, vetando a participação dos legítimos representantes do povo”, reclamou o vereador e médico Dr. Salvador Carvalho.