O deputado federal Dr. Leonardo (SD/MT) participou na última quarta-feira (9), em sessão on line, da apresentação do relatório sobre o Pantanal elaborado pela Comissão Externa de Queimadas em Biomas Brasileiros. O documenta aponta alterações na legislação que trata das ações de combate aos incêndios ou desmatamento, e ainda sugere uma emenda à Constituição para criar um fundo parlamentar de apoio para as ações ambientais. Com aprovação unânime dos 22 parlamentares que compõem a Comissão, o documento, que contém cerca de 300 páginas, teve a leitura dos principais pontos realizada pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT) durante a sessão.
Durante a apresentação, o deputado Dr. Leonardo parabenizou todos os responsáveis técnicos e demais parlamentares que compõem a Comissão pelo relatório e destacou a importância do documento para o país. “Esse relatório é um documento de grande importância mundial, pois o Pantanal representa o Brasil e precisa de todos os cuidados necessários para se manter saudável”, afirmou o deputado. “As pesquisas mostram o aumento de queimadas e desmatamento no período de seca e a redução de chuvas, e devem servir de alerta para o poder público, que precisa monitorar o Pantanal”, reforçou a parlamentar, que também é morador da região.
O relatório foi elaborado com base em 11 audiências públicas virtuais que foram realizadas, e com diligência in loco feita ao Pantanal, onde as áreas devastadas foram visitadas pelos parlamentares, que puderam dialogar com a população local, autoridades, voluntários e envolvidos no combate às queimadas. Consta no relatório que foram devastados pelo fogo 26% do território pantaneiro, mais de 33 mil km2, o que equivale ao tamanho do Distrito Federal e ao estado de Alagoas juntos.
Membros da Comissão, os deputados Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Célio Studart (PV-CE), Dr. Leonardo (Solidariedade-MT), Alessandro Molon (PSB-RJ), Alexandre Padilha (PT-SP), Célio Moura (PT-TO), Ivan Valente (PSOL-SP), Merlong Solano (PT-PI), Rubens Otoni (PT-GO), Gervásio Maia (PSB-PB) e Professor Israel Batista (PV-DF) também participaram da reunião.