A nova filha ilustre de Petrolina (PE)
A noite dessa segunda-feira (21) foi única e especial para a vice-prefeita de Petrolina (PE), Luska Portela. Baiana de nascimento, pernambucana de coração e agora, oficialmente, petrolinense.
Luska Portela foi homenageada na Câmara de Vereadores pelas décadas de serviços prestados aos sertanejos com o título de cidadã petrolinense. A honraria foi proposta pelos vereadores Ronaldo Cancão e Ronaldo Silva e teve aprovação unânime.
A concessão do título levou em consideração, principalmente, o trabalho dedicado por Luska Portela a pessoas em condição de vulnerabilidade, como os idosos abandonados. Antes de ser vice-prefeita, Luska foi responsável voluntária, durante mais de 20 anos, pela Casa Geriátrica. Na gestão do ex-prefeito Guilherme Coelho, a socióloga baiana ainda teve atuação marcante como secretária de Ação Social.
Em 2016, Luska foi convidada para o desafio de ser candidata a vice-prefeita de Petrolina. Ao lado de Miguel Coelho, teve mais de 60 mil votos, obtendo a vitória nas eleições. Na Prefeitura, Luska continuou se dedicando a projetos ligados a idosos, promovendo reestruturação de centros de convivência, implantação do Centro de Atenção à Pessoa Idosa, entre outras ações de inserção do público da terceira idade.
Emocionada no evento, a nova petrolinense fez um discurso enaltecendo o sentimento de gratidão. Luska agradeceu o acolhimento e apoio dos petrolinenses, em especial, da família Coelho. “Sempre ouvi dizer que mãe não é só aquela que nos coloca no mundo. Mãe é aquela que acolhe. Foi assim que me senti em Petrolina, acolhida por uma mãe e também por amigos que foram verdadeiros irmãos. Na minha família, meu esposo, minhas filhas, minha neta Clara, encontrei força e coragem. E através do amor que tenho por Petrolina consegui compreensão, paciência e muita cumplicidade com a nossa gente”, relatou a vice-prefeita.
Por conta dos protocolos sanitários, a solenidade foi acompanhada por um grupo restrito, como o esposo Evandro, a filha Eveline, a neta Clara, amigos e convidados de Luska Portela. O prefeito Miguel Coelho, o ex-deputado federal Guilherme Coelho, secretários municipais e outras autoridades também prestigiaram a homenagem. No discurso de agradecimento, o prefeito Miguel Coelho enalteceu diversas qualidades de Luska e a classificou como a melhor das vices. “Nos últimos quatro anos, tive a oportunidade de aprender com ela, que foi como uma mãe. Ela é, acima de tudo, uma pessoa dedicada, amiga e carinhosa. Posso dizer que esse título é merecido para aquela que foi a melhor vice-prefeita que nossa cidade já teve”, assegurou Miguel.
Descontrole
Nesta segunda-feira (21), o boletim epidemiológico da covid-19 registra mais 155 curados e 118 casos novos da doença em Petrolina. Com isso, já são 9.140 recuperadas do novo coronavírus, de um total de 11.332 moradores que foram infectados desde o início da pandemia na cidade. O município manteve os 140 óbitos pela covid-19.
Os ilegais
O governo federal está na cola de quem recebeu indevidamente o Auxilio Emergencial. Ontem (21), e nesta terça-feira (22) estão sendo enviadas mensagens para os celulares de 1,2 milhão de pessoas solicitando a devolução de valores do auxílio emergencial recebidos de forma irregular. Informou o Ministério da Cidadania.
Obras em andamentos
Em Juazeiro no Norte da Bahia, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, inaugura nesta terça-feira (22), nove obras nas áreas de infraestrutura, saúde e educação, mantendo o compromisso de melhorar a vida dos juazeirenses, na sede e no interior. Nos 4 anos de gestão, foram inauguradas mais de 200 obras.
Somente em pavimentação, nos últimos 4 anos, foram realizadas mais de 150 vias, entre ruas e avenidas. Onze Postos de Saúde foram construídos e 20 reformados. Na educação, foram construídos e reformados 21 equipamentos (escolas e creches), somando 118 unidades escolares com ares-condicionados em salas de aula.
Prefeito Marcelo Crivella na cadeia
A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) prenderam, na manhã desta terça-feira (22), o Prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), o empresário Rafael Alves e o delegado aposentado Fernando Moraes.
Também é alvo da operação o ex-senador Eduardo Lopes, que no entanto não foi encontrado em sua casa no Rio. Ele teria se mudado para Belém e deverá se apresentar à polícia. Ele foi senador do Rio pelo Republicanos, ao herdar o cargo de Crivella, e foi secretário de Pecuária, Pesca e Abastecimento do governador afastado Wilson Witzel.
A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio. Os mandados são cumpridos pela Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF) da Polícia Civil e do Gaocrim, do MP-RJ. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita. ( G1).
Perguntar não ofende
Quando a prefeita eleita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos vai anunciar o secretariado?